Pular para o conteúdo principal
ELEIÇÕES PARA O CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO NORTE – CES/RN -, MANDATO 30/12/2015 A 29/12/2017.




Inscreva sua entidade ou Movimento Social para participar das eleições fortalecendo a participação e o controle social do Sistema Único de Saúde.


O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte – CES/RN -, através da Resolução 190/2015, disparou na última quinta-feira, 15/10/2015, o início do processo eleitoral das entidades e movimentos sociais que comporão o Pleno deste colegiado de controle social do SUS, para o mandato que vigorará de 30 de dezembro de 2015 a 29 de dezembro de 2017. Inclusive foi escolhida a comissão eleitoral responsável pela condução, organização e execução do pleito e definido o calendário eleitoral.
A eleição do CES/RN é para entidades e movimentos, ou seja, para este momento não se dá disputa entre pessoas físicas. Só depois que tais entidades ou movimentos disputarem e conquistarem as 20 (vinte) vagas de titulares e 20 (vinte) de suplentes é que farão as respectivas indicações de quais pessoas, já na condição de conselheiros estaduais de saúde, irão representa-las no colegiado. O mandato é de 2 (dois), sem restrição de sequência para a entidade ou movimento, porém, com a possibilidade de apenas uma recondução para o conselheiro que a representa. (pessoa física). No CES/RN são 10 (dez) conselheir@s representantes de entidades ou movimentos sociais do segmento d@s usuári@s, 05 (cinco) são conselheir@s representantes de entidades ou movimentos sociais do segmento d@s trabalhador@s em saúde e também 05 (cinco) conselheir@s representantes de entidades do segmento gestor/prestador.

A eleição ocorrerá no dia 20 de novembro de 2015, nas dependências do Conselho Estadual de Saúde, mas antes é necessário cumprir algumas exigências, inclusive no tocante a prazos, segmento, abrangência estadual e documentos, que estão contidas no Regimento Eleitoral que foi publicada no Diário Oficial do Estado, dia 19/10/2015, (pag. 53), e que também está disponível na Secretaria Executiva do CES/RN. (Av. Deodoro da Fonseca, 730, Centro. Natal/RN. 3232-3699/7425, Prédio da Sesap/RN, 12º andar, e que pode também ser requisitado no E-mail cesrn@rn.gov.br). As inscrições para as entidades ou movimentos sociais que preenchendo os critérios estabelecidos no regimento eleitoral pretendam se candidatar, será nos dias 09 e 10 de novembro.

Como “novidade”, e atendendo a uma justa reivindicação da sociedade, não só as entidades jurídicas (CNPJ), poderão concorrer e conquistar uma cadeira no referido mandato do CES/RN, pois desta feita e pela primeira vez, também os movimentos sociais organizados poderão se habilitar, concorrer e conquistar uma das vagas. (50% de entidades/movimentos representativas do segmento d@s usuári@s, 25% de entidades/movimentos do segmento d@s trabalhador@s em saúde, e 25% de representações do segmento gestor/prestador de serviços em saúde).

Faça valer a participação da sociedade e fortaleça o controle social. PARTICIPE!!!



Francisco Canindé dos Santos
Conselheiro usuário presidente do CES/RN
Mandato 30/12/2013 a 29/12/2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCATÓRIA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA CISTT NATAL/RN      O Conselho Municipal de Saúde de Natal através da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador - CIST, no uso de suas atribuições definidas em legislação vigente, e considerando a Resolução Nº 493, de 7 de novembro de 2013, que define entre os objetivos e finalidades da CISTT,   acompanhar e fiscalizar os serviços e as ações realizadas pelos CEREST, observando seus planos de trabalho, e acompanhar o controle permanente da aplicação dos recursos, as atividades de vigilância em saúde, até a avaliaç...

ATENÇÃO: último dia para inscrição no cargo de Ouvidor(a) SUS/ Natal.

Hoje, dia 02 de Agosto de 2018 se encerram as inscrições para o cargo de ouvidor(a) SUS da Cidade de Natal/RN.  Os interessados devem fazer a inscrição no horário de 13h30min às 16h, no Conselho Municipal de Saúde. Endereço :  Rua Fabrício Pedrosa, 915 – Sl, 5 Térreo Ed. Novotel Ladeira do SolAreia Preta –Natal/RN -  Cep.: 559.014-030 E-mail:  cms.natal@gmail.com Telefone: (84) 3232- 8169
"Precisamos tirar o foco do mosquito e centrar nas condições e situações que levam a ter criadouros" “Guerra ao mosquito”. Nas últimas semanas, as manchetes sobre a epidemia do zika vírus, transmitido pelo  Aedes aegypti , abusaram da expressão e repercutiram à exaustão a declaração do ministro da Saúde, Marcelo Castro, de que o país vem perdendo feio a “batalha”. O titular da pasta, a presidente Dilma Rousseff e outras autoridades vêm reforçando a mensagem de que a população brasileira precisa se unir no “combate” para sair vitoriosa. A novidade da transmissão do zika no Brasil pelo mesmo mosquito que já transmitia dengue e chikungunya, acrescida da tragédia dos milhares de casos suspeitos de microcefalia em bebês parece não ter sido suficiente para que o governo brasileiro repensasse a estratégia de combate que vem sendo adotada, sem sucesso, há 40 anos para o combate ao Aedes aegypti. É o que alerta a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) como resultado do ...