Pular para o conteúdo principal
  • Conselho Municipal de Saúde discute atualização do REMUME
O Conselho Municipal de Saúde de Natal (CMS) realizou nesta quinta-feira (25), no auditório do Conselho Regional de Farmácia, uma reunião ampliada a fim de discutir a aprovação da proposta de atualização da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME).
A reunião, convocada pelo CMS, contou com a participação do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), representantes de todos os Distritos Sanitários da SMS, entre gerentes, médicos, enfermeiros e farmacêuticos, além da presença da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) da Assistência Farmacêutica de Natal, composta por 18 representantes dos serviços de farmácia, análises clínicas, enfermagem, odontologia e medicina, que estão lotados em diversos serviços de saúde da SMS.
A comissão é responsável pela seleção e atualização de medicamentos que irão compor a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, com base na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), mediante critérios de segurança, eficácia, comodidade terapêutica, qualidade, estocagem e custo.
“O intuito desta reunião ampliada é discutir a nova proposta de atualização do REMUME em sincronia com os profissionais da rede municipal de saúde, que deverão participar diretamente da montagem da lista de medicamentos, que não é atualizada desde 2011.
É interessante destacar que a relação deve ser atualizada a cada dois anos, devendo o Conselho Municipal de Saúde proceder com a sua aprovação e, em seguida, divulgar amplamente entre os profissionais das equipes de saúde, principalmente aos que prescrevem medicamentos”, observou Indyanara Altoé, diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCATÓRIA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA CISTT NATAL/RN      O Conselho Municipal de Saúde de Natal através da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador - CIST, no uso de suas atribuições definidas em legislação vigente, e considerando a Resolução Nº 493, de 7 de novembro de 2013, que define entre os objetivos e finalidades da CISTT,   acompanhar e fiscalizar os serviços e as ações realizadas pelos CEREST, observando seus planos de trabalho, e acompanhar o controle permanente da aplicação dos recursos, as atividades de vigilância em saúde, até a avaliaç...

ATENÇÃO: último dia para inscrição no cargo de Ouvidor(a) SUS/ Natal.

Hoje, dia 02 de Agosto de 2018 se encerram as inscrições para o cargo de ouvidor(a) SUS da Cidade de Natal/RN.  Os interessados devem fazer a inscrição no horário de 13h30min às 16h, no Conselho Municipal de Saúde. Endereço :  Rua Fabrício Pedrosa, 915 – Sl, 5 Térreo Ed. Novotel Ladeira do SolAreia Preta –Natal/RN -  Cep.: 559.014-030 E-mail:  cms.natal@gmail.com Telefone: (84) 3232- 8169
"Precisamos tirar o foco do mosquito e centrar nas condições e situações que levam a ter criadouros" “Guerra ao mosquito”. Nas últimas semanas, as manchetes sobre a epidemia do zika vírus, transmitido pelo  Aedes aegypti , abusaram da expressão e repercutiram à exaustão a declaração do ministro da Saúde, Marcelo Castro, de que o país vem perdendo feio a “batalha”. O titular da pasta, a presidente Dilma Rousseff e outras autoridades vêm reforçando a mensagem de que a população brasileira precisa se unir no “combate” para sair vitoriosa. A novidade da transmissão do zika no Brasil pelo mesmo mosquito que já transmitia dengue e chikungunya, acrescida da tragédia dos milhares de casos suspeitos de microcefalia em bebês parece não ter sido suficiente para que o governo brasileiro repensasse a estratégia de combate que vem sendo adotada, sem sucesso, há 40 anos para o combate ao Aedes aegypti. É o que alerta a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) como resultado do ...