Pular para o conteúdo principal


Desafios da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Natal

Por José Gilderlei Soares

Passados 74 anos desde a realização da 1ª Conferência Nacional de Saúde, percebemos que esta tem sido um espaço de avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, seja municipal, estadual ou nacional, conforme previsto na Lei 8.142 de 1990.
As Conferências constituem-se no momento mais aguardado por conselheiros e pelo conjunto dos movimentos sociais ligados à área de saúde, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços. É o momento de importante participação para o fortalecimento do SUS.
Foi a partir da histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, que tivemos uma ampliação da participação popular nos espaços de discussão.
Porém, é fundamental que continuemos ampliando e fortalecendo essa participação popular, principalmente criando os mecanismos para que essa participação seja feita de forma qualificada.
Em nível nacional, teremos no início de dezembro a realização da 15ª Conferência de Saúde. Este ano o tema será: Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro. Em nível estadual realizaremos a 8ª Conferência.
Após quatro anos da realização da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Natal chegou o momento de construir mais uma Conferência.
A Conferência Municipal de Saúde deve ser o espaço da sociedade natalense definir as diretrizes para o avanço, com melhorias e garantias dos serviços de saúde pública, entendido como o processo fundamental no desenvolvimento humano, econômico e social de nossa cidade. Também é o espaço para fortalecer a mobilização e a participação social.
A saúde pública em Natal, assim como em todo o Brasil, passa por um momento difícil, de crise de sustentabilidade. Por isto necessita de uma revisão estratégica baseada na mobilização de forças históricas que foram criadoras dos princípios do SUS.
Temos a convicção que o acesso a saúde não pode ser medido pela riqueza de cada pessoa. Ele deve ser um direito assegurado a todos brasileiros e brasileiras. Por isto o SUS foi um grande avanço e precisamos evitar seu desmonte. Afinal, o SUS é melhor que qualquer sistema privado.
Nas etapas municipais, estaduais e na etapa nacional alguns temas deverão ter maior destaque nos debates, pois correspondem aos grandes desafios que o SUS enfrenta: a) Financiamento e sub-financiamento do SUS; b) Modelos de gestão com enfoque na regionalização; c) Defesa de carreiras de âmbito nacional; d) O fim do uso de verbas públicas para financiar o setor privado; e) A necessidade da destinação de 10% das receitas brutas da união para a Saúde Pública; f) O fim da Lei de Responsabilidade Fiscal e criação de uma Lei de Responsabilidade Sanitária; g) Combate ao Projeto de Lei que permite a participação de capital estrangeiro na saúde; h) Necessidade de investimentos em ciência e tecnologia, principalmente na produção de medicamentos e insumos para a saúde.
Em Natal realizaremos nossa Conferência Municipal entre os dias 26 e 28 de maio. Antes, realizaremos etapas distritais, com o objetivo de ampliar a participação dos usuários do SUS, de debater e aprovar propostas para a etapa municipal, além da eleição de delegados e delegadas.
É fundamental que usemos a 7ª Conferência Municipal de Saúde para construir propostas concretas que permitam o fortalecimento, a ampliação e a melhoria da qualidade dos serviços de nossa Rede Municipal de Saúde e que permita reduzir nossa dependência do setor privado.
Outro objetivo é fortalecer mecanismos de controle social no município, como os Conselhos Locais de Unidades de Saúde, que permitirão maior capilaridade de atuação do Conselho Municipal de Saúde.
Nos próximos dias, todos os esforços daqueles e daquelas que constroem o SUS em Natal deve estar voltado para a ampla mobilização dos usuários, trabalhadores e gestores, para que possamos ter uma 7ª Conferência Municipal de Saúde que consiga dar respostas à altura dos nossos desafios.


*José Gilderlei Soares é conselheiro usuário presidente do CMS/Natal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCATÓRIA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA CISTT NATAL/RN      O Conselho Municipal de Saúde de Natal através da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador - CIST, no uso de suas atribuições definidas em legislação vigente, e considerando a Resolução Nº 493, de 7 de novembro de 2013, que define entre os objetivos e finalidades da CISTT,   acompanhar e fiscalizar os serviços e as ações realizadas pelos CEREST, observando seus planos de trabalho, e acompanhar o controle permanente da aplicação dos recursos, as atividades de vigilância em saúde, até a avaliaç...
"Precisamos tirar o foco do mosquito e centrar nas condições e situações que levam a ter criadouros" “Guerra ao mosquito”. Nas últimas semanas, as manchetes sobre a epidemia do zika vírus, transmitido pelo  Aedes aegypti , abusaram da expressão e repercutiram à exaustão a declaração do ministro da Saúde, Marcelo Castro, de que o país vem perdendo feio a “batalha”. O titular da pasta, a presidente Dilma Rousseff e outras autoridades vêm reforçando a mensagem de que a população brasileira precisa se unir no “combate” para sair vitoriosa. A novidade da transmissão do zika no Brasil pelo mesmo mosquito que já transmitia dengue e chikungunya, acrescida da tragédia dos milhares de casos suspeitos de microcefalia em bebês parece não ter sido suficiente para que o governo brasileiro repensasse a estratégia de combate que vem sendo adotada, sem sucesso, há 40 anos para o combate ao Aedes aegypti. É o que alerta a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) como resultado do ...

Plenária do Distrito Sanitário Oeste

"Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado" No dia 25 de março de 2014 (terça-feira), será realizada a Plenária da 1º Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Distrito Sanitário Oeste a partir das 8h no Auditório do CT Gás. Plenária da 1º Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Distrito Sanitário Oeste Data: Terça-Feira, 25 de Março de 2014 Horário: 8h Local: Auditório do CT Gás (Avenida Capitão Mor Gouveia, 1480 - Lagoa Nova, Natal)