Campanha “Políticas de Equidade. Para Tratar Bem de Todos. Saúde da População em Situação de Rua" é lançada em Brasília


O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira, dia 19 de agosto, em Brasília, a campanha “Políticas de Equidade. Para Tratar Bem de Todos. Saúde da População em Situação de Rua”. 19 de agosto é o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
O objetivo é valorizar a saúde como um direito humano de cidadania e ressaltar que as pessoas em situação de rua – independente das roupas, das condições de higiene, do uso de álcool e outras drogas ou da falta de documentação – têm o direito de serem atendidos no SUS. A campanha foi desenvolvida em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
O Conselheiro Municipal de Saúde de Natal, José Vanilson Torres, que também é representante do Movimento Nacional de População em Situação de Rua no Estado do Rio Grande do Norte esteve em Brasília participando do lançamento.
Para José Vanilson, "essa campanha é importante porque sabemos a realidade da população em situação de rua, e visa garantir seus direitos, como o direito previsto na portaria GM/MS nº 940, que garante o cartão SUS sem necessidade de comprovante de residência. A campanha também implementará o plano operativo de saúde, que existe desde 2013, e principalmente dará visibilidade á população em situação de rua, além de conscientizar os profissionais de saúde para as necessidades e especificidades da pessoa em situação de rua. Queremos ter o direito de ser atendido como qualquer outro brasileiro, sem descriminação".
Para maiores informações sobre a campanha acesse:
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/19263-ministerio-da-saude-lanca-campanha-para-populacao-em-situacao-de-rua
Comentários
Postar um comentário