Pular para o conteúdo principal
IMAGEM SUS


              Frente em Defesa do SUS é lançada em Brasília



Brasília será sede da Reunião de adesão a Frente em Defesa do SUS, que acontecerá na sala do pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS), na terça-feira (10.11), das 10h às 16h. O evento é uma ação do CNS e contará com a participação de entidades parceiras na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
O processo de subfinanciamento do SUS é histórico e teve continuidade em 2015 e poderá agravar-se nos anos seguintes. O crescimento acelerado da insuficiência orçamentária irá refletir diretamente na vida da população e na qualidade do atendimento das diferentes unidades de serviços existentes no Brasil.  Neste contexto, o CNS mobiliza-se para um amplo debate em defesa da saúde pública do país.
Para Ronald Santos, conselheiro nacional de saúde, poucas vezes na história do SUS se fez tão importante um movimento em defesa da saúde pública. “A agenda da Frente deve ser conjunta com ações no parlamento, nas ruas e principalmente na 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em dezembro deste ano”, diz.
A iniciativa da Frente em Defesa do SUS parte de experiências de mobilizações que já possuem uma grande aderência, como a campanha Saúde+10.  A fonte dos recursos para tal seria, por exemplo, a taxação de grandes fortunas e grandes transações financeiras.
De acordo com a presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza, a defesa do direito universal da saúde é um desafio que deve ser ampliado e fortalecido, exigindo muita mobilização dos atores que integram organizações que atuam na área da saúde. “A agenda que estamos propondo tem um potencial para agregar vários parceiros, por isso todos que defendem a democracia e o SUS devem participar”, afirma.
A Frente também será publicizada durante o ato político na Esplanada dos Ministérios, no dia 1 de dezembro, na abertura da 15º Conferência Nacional de saúde. A manifestação será em defesa da democracia, da participação e das políticas públicas.

Por Mariana Moura, do CNS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESOLUÇÃO Nº 025/2018 – Edital ouvidoria SUS

RESOLUÇÃO Nº 0 25 /2018 – CMS – NATAL – RN O plenário do Conselho Municipal de Saúde de Natal – RN (CMS-Natal-RN), reunido na plenária ordinária de nº  06/ 2018no uso de suas atribuições e competências regimentais conferidas pela Lei Municipal de Nº. 5.582, de 09 de agosto de 2004, pelo Regimento do CMS/Natal e pela Lei Municipal de Nº 6.019 de 28 de dezembro de   2009,  que trata da Ouvidoria Municipal do Sistema Único de Saúde,   aprovou o seguinte Edital definindo as normas pertinentes ao processo de escolha da listra tríplice para o cargo de Ouvidor(a) Geral do SUS Municipal, para o biênio 2018/2020, a ser realizada em plenária extraordinária, conforme preconiza a Lei Municipal de Nº 6.019 de 28 de dezembro de 2009. Resolve,  I -   Aprovar o Edital CMS/Natal   de nº 02/2018 , que define as  instruções normativas  do processo eleitoral para o cargo de Ouvidor(a) Geral do SUS Municipal, para o biênio 2018/2020. 1 .  As inscrições deverão ser realizadas no período de
CONVOCATÓRIA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA CISTT NATAL/RN      O Conselho Municipal de Saúde de Natal através da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador - CIST, no uso de suas atribuições definidas em legislação vigente, e considerando a Resolução Nº 493, de 7 de novembro de 2013, que define entre os objetivos e finalidades da CISTT,   acompanhar e fiscalizar os serviços e as ações realizadas pelos CEREST, observando seus planos de trabalho, e acompanhar o controle permanente da aplicação dos recursos, as atividades de vigilância em saúde, até a avaliação das ações realizadas convoca os membros da CISTT para participar de uma reunião, conforme pauta a seguir: DATA : 12 de março de 2018 HORÁRIO : 08:00 às 10h00m LOCAL:  Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho Pauta 08 h00  – Informes sobre a Política de Saúde do Trabalhador e   estratégias comuns de enfrentamento 08h30m  – Apresentação referentes as ações realizadas, prestação de contas CEREST Regiona

CONVITE E PROGRAMAÇÃO PARA EVENTO: NUTRICIONISTAS NA SAÚDE PÚBLICA NA DÉCADA DE AÇÃO PELA NUTRIÇÃO