Pular para o conteúdo principal
  • Cerest Natal realiza encontro em alusão ao Dia Mundial de Combate às LER/DORT
Comemorado no dia 28 de fevereiro, o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforço Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (LER/DORT) será celebrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com um encontro pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador municipal (Cerest Natal) com um encontro alusivo à data durante a manhã da próxima sexta-feira (26). 

Segundo a diretora do Cerest Natal, Tânia Barbosa, será realizada uma roda de conversa sobre o que são as LER/DORT, como elas se manifestam e suas principais causas, quais as formas de prevenção e o cenário atual no país. Durante as conversas, será abordado também como as novas tecnologias e o uso constante de equipamentos eletrônicos, como os smartphones, podem contribuir para o adoecimento das pessoas.

“Será uma grande conversa sobre o tema, onde abordaremos as principais causas das LER/DORT, quais categorias profissionais estão mais propensas a desenvolverem as doenças, as técnicas de prevenção que devem ser feitas diariamente, como o alongamento ao longo do expediente de trabalho e outros tópicos relevantes. Convidamos a todos para participarem do evento”.

Tânia explicou que, na maioria das vezes, os sintomas são relacionados à postura inadequada não apenas dos membros superiores, mas de todo o corpo e que por isso, é tão importante respeitar pequenos intervalos de descanso e a prática de alongamentos, por exemplo, durante o expediente. 

Capacidade funcional comprometida

As LER/DORT, também conhecidas como síndrome dos movimentos repetitivos, afetam músculos, nervos e tendões, principalmente dos membros superiores, e sobrecarregam o sistema musculoesquelético. Provocam dor e inflamação e podem alterar a capacidade funcional da região comprometida, tendo seu diagnóstico basicamente clínico. Podem se apresentar na forma de tendinite, bursite e mialgias, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESOLUÇÃO Nº 025/2018 – Edital ouvidoria SUS

RESOLUÇÃO Nº 0 25 /2018 – CMS – NATAL – RN O plenário do Conselho Municipal de Saúde de Natal – RN (CMS-Natal-RN), reunido na plenária ordinária de nº  06/ 2018no uso de suas atribuições e competências regimentais conferidas pela Lei Municipal de Nº. 5.582, de 09 de agosto de 2004, pelo Regimento do CMS/Natal e pela Lei Municipal de Nº 6.019 de 28 de dezembro de   2009,  que trata da Ouvidoria Municipal do Sistema Único de Saúde,   aprovou o seguinte Edital definindo as normas pertinentes ao processo de escolha da listra tríplice para o cargo de Ouvidor(a) Geral do SUS Municipal, para o biênio 2018/2020, a ser realizada em plenária extraordinária, conforme preconiza a Lei Municipal de Nº 6.019 de 28 de dezembro de 2009. Resolve,  I -   Aprovar o Edital CMS/Natal   de nº 02/2018 , que define as  instruções normativas  do processo eleitoral para o cargo de Ouvidor(a) Geral do SUS Municipal, para o biênio 2018/2020. 1 .  As inscrições deverão ser realizadas no período de
CONVOCATÓRIA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA CISTT NATAL/RN      O Conselho Municipal de Saúde de Natal através da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador - CIST, no uso de suas atribuições definidas em legislação vigente, e considerando a Resolução Nº 493, de 7 de novembro de 2013, que define entre os objetivos e finalidades da CISTT,   acompanhar e fiscalizar os serviços e as ações realizadas pelos CEREST, observando seus planos de trabalho, e acompanhar o controle permanente da aplicação dos recursos, as atividades de vigilância em saúde, até a avaliação das ações realizadas convoca os membros da CISTT para participar de uma reunião, conforme pauta a seguir: DATA : 12 de março de 2018 HORÁRIO : 08:00 às 10h00m LOCAL:  Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho Pauta 08 h00  – Informes sobre a Política de Saúde do Trabalhador e   estratégias comuns de enfrentamento 08h30m  – Apresentação referentes as ações realizadas, prestação de contas CEREST Regiona

CONVITE E PROGRAMAÇÃO PARA EVENTO: NUTRICIONISTAS NA SAÚDE PÚBLICA NA DÉCADA DE AÇÃO PELA NUTRIÇÃO