Pular para o conteúdo principal
Primeira reunião do ano da Comissão Intersetorial Saúde do Trabalhador - CIST Natal
O Conselho Municipal de Saúde de Natal realizou na manhã desta quinta-feira (25), a primeira reunião de 2016, da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador (CIST). O encontro ocorreu no auditório da sede do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, em Natal com a participação de conselheiros trabalhadores e representantes de gestores. A reunião contou, ainda, com a presença do auditor do Ministério da Saúde, Carlos José Menezes de Sá Barreto.
A pauta da assembleia, coordenada pela presidente do Conselho, Geolipia Jacinto da Silva, constou de debates com depoimentos dos participantes, apresentações de propostas de melhorias para saúde do trabalhador, expostas, na ocasião, pelos representantes dos gestores, e os encaminhamentos para o Plano de Ações da CIST 2016, conforme PAST/2016; do Plano Anual do CEREST 2016 e sua estrutura; dos encaminhamentos da VISAMT; do código Sanitário; da possibilidade de avaliar quadrimestralmente a prestação de contas do CEREST; das reuniões mensais nas últimas quintas-feiras do mês; da promoção do evento alusivo ao 28 de abril de 2016, dentre outros pontos discutidos.
Como representante do Departamento de Gestão do Trabalho, Educação e Saúde (DGTES) da Secretaria municipal de Saúde, Alan Kardel Pereira apresentou propostas elaboradas com a intenção de serem implementadas, sendo umas mais abrangentes, como treinamento de servidores, através do plano de educação permanente; articulação de perícia médica; e a mais discutida, com a perspectiva de transformar as cadernetas de saúde do trabalhador em um sistema interno na rede de computadores.

Para as propostas encaminhadas pelo representante da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (VISAMT), Fábio Araújo enfatizou o mapeamento de dados referentes aos motoristas com dupla função e os fatores de risco ergonômico, como ainda um seminário a ser promovido com os trabalhadores.

Controle Social
Ainda como destaque da reunião, foi anunciado o evento para o Controle Social a ser realizado entre os dias 18 e 20 de maio, em Natal, possivelmente no Campus da UFRN, cuja instituição firmou parceria para a promoção do encontro, segundo afirmou a presidente Geolipia Jacinto. Ela acrescentou que o número de vagas será limitado a 100 participantes, e que foram confirmadas presenças de representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS); de setores de trabalho do Ministério da Saúde; e também de outros estados do país.

Comunicação Núcleo do RN/Ministério da Saúde
João Bosco de Araújo/Jornalista
Natal-RN, 25/02/2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCATÓRIA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA CISTT NATAL/RN      O Conselho Municipal de Saúde de Natal através da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador - CIST, no uso de suas atribuições definidas em legislação vigente, e considerando a Resolução Nº 493, de 7 de novembro de 2013, que define entre os objetivos e finalidades da CISTT,   acompanhar e fiscalizar os serviços e as ações realizadas pelos CEREST, observando seus planos de trabalho, e acompanhar o controle permanente da aplicação dos recursos, as atividades de vigilância em saúde, até a avaliaç...
"Precisamos tirar o foco do mosquito e centrar nas condições e situações que levam a ter criadouros" “Guerra ao mosquito”. Nas últimas semanas, as manchetes sobre a epidemia do zika vírus, transmitido pelo  Aedes aegypti , abusaram da expressão e repercutiram à exaustão a declaração do ministro da Saúde, Marcelo Castro, de que o país vem perdendo feio a “batalha”. O titular da pasta, a presidente Dilma Rousseff e outras autoridades vêm reforçando a mensagem de que a população brasileira precisa se unir no “combate” para sair vitoriosa. A novidade da transmissão do zika no Brasil pelo mesmo mosquito que já transmitia dengue e chikungunya, acrescida da tragédia dos milhares de casos suspeitos de microcefalia em bebês parece não ter sido suficiente para que o governo brasileiro repensasse a estratégia de combate que vem sendo adotada, sem sucesso, há 40 anos para o combate ao Aedes aegypti. É o que alerta a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) como resultado do ...

Plenária do Distrito Sanitário Oeste

"Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado" No dia 25 de março de 2014 (terça-feira), será realizada a Plenária da 1º Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Distrito Sanitário Oeste a partir das 8h no Auditório do CT Gás. Plenária da 1º Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Distrito Sanitário Oeste Data: Terça-Feira, 25 de Março de 2014 Horário: 8h Local: Auditório do CT Gás (Avenida Capitão Mor Gouveia, 1480 - Lagoa Nova, Natal)