Pular para o conteúdo principal
Publicado em 22/02/2016 às 15:38
Justiça do Trabalho multa governo do estado por falta de segurança em prédio da Sesap
Sentença referente ao processo movido pelo Ministério Público Estadual contra o Estado do Rio Grande do Norte foi publicada na quarta-feira

Apesar de não constar que o denunciante foi o PREVDORT, o importante é a atuação responsável do controle social que diante de fatos concretos e documentais seja relacionados aos riscos iminentes a classe trabalhadora ou ingerência com a verba é ter a coragem de enfrentar as instituições em quaisquer instâncias em prol do bem comum e da vida humana. 


Por: Redação
Na última quarta-feira (17), foi publicada a sentença referente ao processo movido pelo Ministério Público Estadual contra o Estado do Rio Grande do Norte, em virtude da falta de condições de funcionamento do prédio que funciona como sede da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). O processo tramita na Justiça do Trabalho e o Sindsaúde entrou como assistente na ação, se somando ao pedido do Ministério Público para que fosse garantida a segurança dos servidores do prédio.
O processo foi julgado pelo Juiz Titular da 2ª Vara do Trabalho de Natal, Luciano Athayde, que condena o Estado a pagar indenização de R$ 2 milhões por danos morais coletivos, reversível aos próprios hospitais públicos da rede estadual de saúde. Além disso, o juiz determinou uma multa no valor de R$ 750 mil, caso o governo não execute em 90 dias a reforma do prédio, com medidas como mudança de elevadores e reforma elétrica.
Riscos diários
Após incêndio ocorrido no prédio, foi instalado um procedimento investigatório pelo Ministério Público, tendo sido constatado a precariedade das instalações elétricas da Sesap, além de falhas relacionadas à prevenção e combate a incêndio.
Os servidores que trabalham no edifício enfrentam riscos diariamente. Além de sérios prejuízos ao bem-estar, os trabalhadores continuam convivendo com riscos de incêndio, sem condições adequadas necessárias. As saídas de emergência do prédio de treze andares são praticamente inexistentes.
Os princípios de incêndio são comuns. O último ocorreu no final de 2013, mas não chegou a ser noticiado. Em 2012, as chamas puderam ser vistas pela janelas do prédio. Em abril de 2015, houve dois casos de vazamento de gás em um intervalo entre duas semanas, causado por uma válvula de um botijão instalado na cozinha do 6º andar do edifício. Além disso, em outubro do ano passado, houve um vazamento de água, onde comprometeu o funcionamento dos elevadores.
“Os servidores não podem estar expostos a esses riscos, essa situação está acontecendo há muito tempo, não é de agora. Os problemas estruturais são muitos, sempre reivindicamos a interdição do prédio, mas nunca foi feita. Achamos que até que seja realizada a reforma, o prédio deve ser interditado, pois são as vidas de vários trabalhadores que estão em jogo”, disse Manoel Egídio Jr, coordenador-geral do Sindsaúde-RN;
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCATÓRIA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA CISTT NATAL/RN      O Conselho Municipal de Saúde de Natal através da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador - CIST, no uso de suas atribuições definidas em legislação vigente, e considerando a Resolução Nº 493, de 7 de novembro de 2013, que define entre os objetivos e finalidades da CISTT,   acompanhar e fiscalizar os serviços e as ações realizadas pelos CEREST, observando seus planos de trabalho, e acompanhar o controle permanente da aplicação dos recursos, as atividades de vigilância em saúde, até a avaliaç...
"Precisamos tirar o foco do mosquito e centrar nas condições e situações que levam a ter criadouros" “Guerra ao mosquito”. Nas últimas semanas, as manchetes sobre a epidemia do zika vírus, transmitido pelo  Aedes aegypti , abusaram da expressão e repercutiram à exaustão a declaração do ministro da Saúde, Marcelo Castro, de que o país vem perdendo feio a “batalha”. O titular da pasta, a presidente Dilma Rousseff e outras autoridades vêm reforçando a mensagem de que a população brasileira precisa se unir no “combate” para sair vitoriosa. A novidade da transmissão do zika no Brasil pelo mesmo mosquito que já transmitia dengue e chikungunya, acrescida da tragédia dos milhares de casos suspeitos de microcefalia em bebês parece não ter sido suficiente para que o governo brasileiro repensasse a estratégia de combate que vem sendo adotada, sem sucesso, há 40 anos para o combate ao Aedes aegypti. É o que alerta a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) como resultado do ...

Plenária do Distrito Sanitário Oeste

"Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado" No dia 25 de março de 2014 (terça-feira), será realizada a Plenária da 1º Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Distrito Sanitário Oeste a partir das 8h no Auditório do CT Gás. Plenária da 1º Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Distrito Sanitário Oeste Data: Terça-Feira, 25 de Março de 2014 Horário: 8h Local: Auditório do CT Gás (Avenida Capitão Mor Gouveia, 1480 - Lagoa Nova, Natal)