Câmara Municipal de Natal
Assessoria de Imprensa
+55 (84) 3232-9426
06/12/2016 às 20:58
Comissão prepara emendas para aumentar recursos da Saúde
A Comissão de Saúde, Assistência Social e Defesa do Consumidor realizou uma reunião, nesta segunda-feira (05), para debater a proposta de reordenamento dos recursos do Município para a Saúde na Lei Orçamentária Anual - LOA 2017. Marcaram presença representantes do Conselho Municipal de Saúde e da Pastoral da Saúde, além de líderes comunitários e integrantes de movimentos sociais organizados.
Durante o encontro, os debatedores falaram sobre a redução no montante de recursos direcionado à saúde pública pelo Executivo para o exercício financeiro de 2017. O repasse, antes previsto em R$ 345 milhões, agora é de R$ 280 milhões, considerado insuficiente para as demandas do setor. Para reverter este quadro, os parlamentares estão encaminhando emendas ao orçamento na tentativa de complementar os investimentos na Saúde.
"Todos sabemos que a Saúde é o serviço básico que atravessa o momento mais crítico. E a situação tende a piorar, por causa da possibilidade de aprovação da PEC 55. A única saída que encontramos é remanejar receitas de outras pastas para a Saúde da nossa cidade", concluiu o vereador Fernando Lucena (PT), presidente da Comissão.
Por sua vez, o vereador Ubaldo Fernandes (PMDB), disse que não vai aceitar a redução dos recursos para a Saúde. "Faço parte da bancada governista, mas votarei contra qualquer matéria que retire dinheiro das necessidades essenciais da população. A própria Secretária Municipal de Saúde já informou que corre o risco de interromper serviços, caso a redução de receitas seja confirmada. Todavia, vamos trabalhar intensamente para garantir saúde de qualidade para os natalenses", defendeu.
Texto: Junior Martins
Foto: Elpídio Júnior




Comentários
Postar um comentário