Pular para o conteúdo principal

Câmara Municipal de Natal


Assessoria de Imprensa
+55 (84) 3232-9426
06/12/2016 às 20:58

Comissão prepara emendas para aumentar recursos da Saúde

A Comissão de Saúde, Assistência Social e Defesa do Consumidor realizou uma reunião, nesta segunda-feira (05), para debater a proposta de reordenamento dos recursos do Município para a Saúde na Lei Orçamentária Anual - LOA 2017. Marcaram presença representantes do Conselho Municipal de Saúde e da Pastoral da Saúde, além de líderes comunitários e integrantes de movimentos sociais organizados.

Durante o encontro, os debatedores falaram sobre a redução no montante de recursos direcionado à saúde pública pelo Executivo para o exercício financeiro de 2017. O repasse, antes previsto em R$ 345 milhões, agora é de R$ 280 milhões, considerado insuficiente para as demandas do setor. Para reverter este quadro, os parlamentares estão encaminhando emendas ao orçamento na tentativa de complementar os investimentos na Saúde.

"Todos sabemos que a Saúde é o serviço básico que atravessa o momento mais crítico. E a situação tende a piorar, por causa da possibilidade de aprovação da PEC 55. A única saída que encontramos é remanejar receitas de outras pastas para a Saúde da nossa cidade", concluiu o vereador Fernando Lucena (PT), presidente da Comissão.

Por sua vez, o vereador Ubaldo Fernandes (PMDB), disse que não vai aceitar a redução dos recursos para a Saúde. "Faço parte da bancada governista, mas votarei contra qualquer matéria que retire dinheiro das necessidades essenciais da população. A própria Secretária Municipal de Saúde já informou que corre o risco de interromper serviços, caso a redução de receitas seja confirmada. Todavia, vamos trabalhar intensamente para garantir saúde de qualidade para os natalenses", defendeu.


Texto: Junior Martins
Foto: Elpídio Júnior

    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVOCATÓRIA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA CISTT NATAL/RN      O Conselho Municipal de Saúde de Natal através da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador - CIST, no uso de suas atribuições definidas em legislação vigente, e considerando a Resolução Nº 493, de 7 de novembro de 2013, que define entre os objetivos e finalidades da CISTT,   acompanhar e fiscalizar os serviços e as ações realizadas pelos CEREST, observando seus planos de trabalho, e acompanhar o controle permanente da aplicação dos recursos, as atividades de vigilância em saúde, até a avaliaç...
"Precisamos tirar o foco do mosquito e centrar nas condições e situações que levam a ter criadouros" “Guerra ao mosquito”. Nas últimas semanas, as manchetes sobre a epidemia do zika vírus, transmitido pelo  Aedes aegypti , abusaram da expressão e repercutiram à exaustão a declaração do ministro da Saúde, Marcelo Castro, de que o país vem perdendo feio a “batalha”. O titular da pasta, a presidente Dilma Rousseff e outras autoridades vêm reforçando a mensagem de que a população brasileira precisa se unir no “combate” para sair vitoriosa. A novidade da transmissão do zika no Brasil pelo mesmo mosquito que já transmitia dengue e chikungunya, acrescida da tragédia dos milhares de casos suspeitos de microcefalia em bebês parece não ter sido suficiente para que o governo brasileiro repensasse a estratégia de combate que vem sendo adotada, sem sucesso, há 40 anos para o combate ao Aedes aegypti. É o que alerta a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) como resultado do ...

Plenária do Distrito Sanitário Oeste

"Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado" No dia 25 de março de 2014 (terça-feira), será realizada a Plenária da 1º Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Distrito Sanitário Oeste a partir das 8h no Auditório do CT Gás. Plenária da 1º Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Distrito Sanitário Oeste Data: Terça-Feira, 25 de Março de 2014 Horário: 8h Local: Auditório do CT Gás (Avenida Capitão Mor Gouveia, 1480 - Lagoa Nova, Natal)