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  • Usuários precisam apresentar documentos para atendimento na rede de urgência do município
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal esclarece à população que procurarem atendimento na rede de urgência e emergência do município – como as UPAs, Hospital Municipal e Maternidades – é necessário estar com a seguinte documentação: cartão SUS, comprovante de residência, identidade e CPF. 

A secretaria adjunta de Atenção Integral à Saúde, Saudade Azevedo, explica que o município de Natal vem trabalhando para prestar uma assistência de qualidade a população de Natal e não tem como absorver a demanda dos demais municípios, por isso a necessidade de identificar a procedência do usuário. “Vale destacar que os municípios são de gestão plena em saúde e são responsáveis pelos atendimentos de urgência de seus munícipes”, afirma a secretária. 

“Essa normatização se faz necessária, porque Natal não tem pactuação ampla com os demais municípios para prestação de serviços de urgência e emergência na baixa e média complexidade. Natal tem contratualização com alguns municípios apenas na assistência materno-infantil, mas o que vinha acontecendo era uma ocupação sistemática de municípios sem contrato com Natal, que não conseguem dar assistência aos seus munícipes no parto de risco habitual", explica Saudade Azevedo.

Todas as diretrizes de atendimento nas unidades de pronto atendimento e maternidades em Natal estão descritas na Portaria Nº 138 /2015-GS/SMS, de 20 de abril de 2015. Qualquer dúvida ou esclarecimentos, o usuário pode entrar em contato com a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde – SMS pelo telefone (84) 3232-8577.
 

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