- Novo sistema de confecção do Cartão SUS em Natal apresenta resultados positivos

Daniel Morais /Comunicação SMS
Os primeiros 30 dias úteis da utilização do novo sistema de confecção do Cartão SUS pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentaram resultados positivos e economia para a cidade. Durante o período, foram 6.420 cartões atualizados/confeccionados, uma média diária de 214. Um dado também importante diz respeito aos cartões que não foram atualizados, de pessoas que buscaram a SMS, mas não são residentes de Natal. No total, 1.050 casos desse tipo foram registrados.
“O município recebe recursos igual para cada habitante. Se temos pouco mais de 800 mil habitantes, recebemos recursos para essa população. A partir do momento que pessoas de outras cidades passam a ser atendidas na nossa rede, os moradores de Natal acabam sendo prejudicados”, destacou Saudade Azevedo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da SMS.
Atualmente, Natal conta com aproximadamente 1,4 milhão de cartões para uma população de pouco mais de 800 mil habitantes. O excesso de cartões cadastrados em Natal aconteceu devido à duplicidade e até mesmo triplicidade de um mesmo usuário. O motivo é que quando alguém precisava ser atendido na rede pública da capital e tinha o cartão SUS de outro município, procurava uma unidade de saúde e atualizava o endereço para Natal, inflando o sistema. Mas agora, com a mudança, o Cartão SUS passou a ser realizado exclusivamente na sede da SMS.
Comentários
Postar um comentário