Indicadores do PMAQ: resolutividade
Data de publicação: 09/10/2017
Monitoramento dos indicadores do eixo de
Resolutividade reflete capacidade das equipes da AB em reconhecer as
necessidades de saúde da população
A resolutividade da Atenção Básica
refere-se à capacidade das equipes em reconhecer as necessidades locais de
saúde e ofertar ações para supri-las. Pensando nisso, o Departamento de Atenção
Básica dá continuidade à série #indicadoresdoPMAQ, desta vez tratando da
importância do monitoramento do eixo “Resolutividade” dos indicadores
do PMAQ.
Ele traz dois indicadores importantes:
“Percentual de encaminhamentos para serviço especializado” e “Razão entre
tratamentos concluídos e primeiras consultas odontológicas programáticas”.
Aqui, o trabalho das Unidades Básicas de Saúde encontra-se em posição
privilegiada em comparação a outros serviços, já que, em geral, é o primeiro
local de contato do indivíduo com o sistema de saúde.
Saiba mais sobre a importância desses
indicadores e do seu monitoramento, lembrando que o conjunto de indicadores
contratualizados está vinculado ao processo de certificação no 3º ciclo do
PMAQ, compondo 30% da nota final da equipe:
Percentual de
encaminhamentos para serviço especializado
Permite verificar o nível de
resolutividade na Atenção Básica, a fim de identificar a necessidade de
intervenções em áreas específicas, melhorando a organização da oferta do
cuidado em saúde entre os pontos da rede de atenção à saúde. Mede os
encaminhamentos realizados por médicos para serviços especializados em relação
aos atendimentos realizados pelo profissional médico. O aprimoramento e a
utilização de protocolos clínico-terapêuticos aumentam a capacidade clínica das
equipes de AB e qualificam os encaminhamentos dos usuários para a atenção
especializada. O monitoramento desse indicador qualifica as práticas de
microrregulação nas Unidades Básicas de Saúde, como gestão de filas próprias da
UBS e dos exames e consultas descentralizados/programados para cada UBS, bem
como a instituição de mecanismos de comunicação entre UBS, centrais de regulação
e serviços especializados (pactuação de fluxos e protocolos, apoio matricial,
etc), bem como incorporação das ferramentas de Telessaúde articulada às
decisões clínicas e aos processos de regulação do acesso. O parâmetro esperado
para o indicador é de 5% a 20% de encaminhamentos médicos para serviço
especializado/mês.
Razão entre
tratamentos concluídos e primeiras consultas odontológicas programáticas
A adesão ao tratamento odontológico
pode ser determinada por fatores sociais e econômicos, pela equipe/ sistema de
cuidado de saúde, pelas características da doença, pelas terapias da doença e
por fatores relacionados ao paciente. O reconhecimento, por parte dos
profissionais, da complexidade da relação dentista-paciente promove melhor
aceitação e adesão ao tratamento e, consequentemente, maior possibilidade de
sucesso. Esse indicador mede a relação dos tratamentos concluídos pelos
cirurgiões-dentistas em relação às primeiras consultas odontológicas
programáticas. Permite avaliar se a equipe mantém uma boa relação entre acesso
(número de primeiras consultas odontológicas programáticas) e resolubilidade
(número de tratamentos concluídos), ou seja, em que medida a equipe está
concluindo os tratamentos iniciados. O parâmetro esperado para o indicador é 0,5
- 1,0 tratamento concluído/mês.
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